Estética

Estética

Segundo o dicionário Houaiss, uma das acepções de estética é: harmonia das formas e/ou das cores; beleza. Nesta região onde moro, se olharmos algumas construções isoladamente, não há o que reparar, mas quando as colocamos juntas com nossas calçadas, rede elétrica, faixas de propaganda, e tudo mais, é uma tristeza só.

A rede elétrica e seus penduricalhos, fios de telefone, tv a cabo, placas, e outros são um caso a parte. As fotos que ilustram estas observações dizem tudo.

Há 40 anos a então Light, hoje Eletropaulo, planejava enterrar toda a fiação da rede primária dos Jardins, Bela Vista, Cerqueira Cesar e outros bairros. Pode-se ver que não crescemos o que merecíamos, mesmo pagando bons impostos e contas de luz. Além disso hoje parece que as operadoras de tv a cabo passaram a fazer da rede elétrica seus depósitos de cabos para uso futuro. E quando a Eletropaulo troca ou muda de lugar um poste?

Me pergunto, será que só eu me incomodo com isso? Talvez por ser engenheiro eletricista? Ou será que o estado das nossas calçadas está tão ruim que as pessoas não conseguem levantar os olhos e ver o que está acima de suas cabeças? Ou será que a maioria não liga mesmo?